terça-feira, 25 de novembro de 2008

Técnica/ética operacional


Há alguns dias o 6W1SE , do Senegal estava num pile-up danado em 7 Mhz. Ele estava simplex e só respondia com o 599 e TU, naturalmente. Acontece que um colega PP7 ficou chamando o 6W insistentemente até que o 6W respondeu e deu pp7... 599 . O nosso colega voltou com aquele nosso QSO padrão de dar RST,Tks pelo QSO, My name is, my QTH is, QSL via bureau etc. E o que é pior, devagar, fora do padrão do 6W.
O 6W logo que ouviu o 599, já chamou outra estação e retornou ao pile-up. O PP7 não entendeu nada e ficou enchendo o saco perguntando: 6W1SE QTH? Como não parava eu entrei na QRG e bati PP7... QSY, QSY. Aí ele se mancou e caiu fora. Não digam que houve impaciência do 6W nem falta de ética. Ele nem ouviu o resto do QSO. Ouviu o 599 que já era o suficiente e sabemos disso.

Falo tudo isso para mostrar como alguns operadores não procuram aprender e nem ouvir. Se o cara tava dando 599 prá todo mundo, por que iria ser diferente com o PP7 ou comigo? Um pouco de atenção faz muito bem prá todos. E olhe que esse operador (PP7) não é nenhum novato. É muito antigo!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá meu caro Dias... sempre que me deparo com este tipo de comentário, lembro-me daquelas sextas-feiras, normalmente de 17 as 19 hs, em que eu, iniciando no radioamadorismo, semanalmente estava na LABRE/RJ, aprendendo sobre DX, Contest, Pile up, antenas, ética operacional e outras "coisitas" mais... que fala fazem estes "bate-papos" para os novatos e para alguns antigos...
73, CUAGN DE PS7DX, Ed